ANDANDO POR FÉ

Deus tem seus caminhos nas tormentas e tempestades existenciais (Na 1:3). Deus fala, quebranta o coração e dá visões espirituais. Deus pode usar as circunstâncias complicadas para o nosso crescimento e aperfeiçoamento. Deus usou um redemoinho para levar Elias arrebatado ao céu (2 Rs 2:11). Sendo assim, Deus pode usar as circunstâncias adversas para nos fazer crescer espiritualmente. Sempre creia, que Deus tem o domínio até de algo que para nós é incontrolável. Deus como criador não abandonou a sua criação a própria sorte, mas é sustentador da mesma e trabalha nas vidas de suas criaturas e especificamente na vida de seus servos fazendo que as coisas contribuam para o cumprimento de Seu propósito (Rm 8:28). Tal verdade alimenta a nossa fé de tal forma que podemos avançar em meio as instabilidades das circunstâncias.

As circunstâncias muitas vezes parecem ter vida própria. A contundência delas parece ser indomável. Mas, O Senhor que tem poder para acalmar tempestades (Mt 8:23-27), tem poder de andar sobre um mar revolto (Mt 14:13-21), pode agir poderosamente cumprindo a vontade dEle independentemente da fúria e violência que a circunstância se apresente. Pedro ao ver Jesus andando sobre as águas pediu para ir até Ele andando sobre as águas também. Jesus disse para Pedro: vem. E Pedro descendo do barco, por pouco também andou sobre as águas, mas porque tirou o olhar de Jesus, teve medo e começou afundar. Jesus o socorreu e o exortou a ter mais fé. Observamos assim, que O Senhor pode fazer que nós os seus servos possamos andar sobre as circunstâncias adversas. Da nossa parte não podemos deixar de confiar na Palavra e andar de forma firme nas promessas de Jesus sobre as circunstâncias. As promessas do Senhor não falham e nenhuma delas caem por terra.

O Salmo de número 29 descreve uma grande tempestade atingindo e quebrando até mesmo os cedros do Líbano. Mas, o salmista identifica Deus falando e agindo no meio dela. Identifica O Senhor assentado e governando até mesmo no dilúvio. Por isto Ele termina o Salmo afirmando que “o Senhor dará força ao seu povo; O Senhor abençoará o seu povo com paz” (Sl 29:11). É por meio da fé que se pode andar em Cristo e por Cristo. Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11:6). A fé é o modo de vencer o mundo cujo sistema é dominado por satanás (1 Jo 5:4).

Uma vida de fé é a forma de se manter o ânimo e a esperança num mundo caído dominado pelas concupiscências da carne, dos olhos e a soberba da vida (1 Jo 2:16-17). Quem crê, que Jesus venceu até mesmo a morte, passando pela experiência da morte física e posterior ressurreição, tem variadas razões para se ter bom ânimo e fé (Jo 16:33). Em Cristo a pessoa se torna mais do que vencedora (Rm 8:37). Muitas vezes não se entende o agir de Deus quando forças contrárias sopram seus ventos contra o servo de Deus, mas é preciso confiar que Deus tem domínio sobre tudo e que a vontade de Deus se cumprirá. Mesmo quando os discípulos experimentaram a demora de Jesus e o enfrentamento de ventos contrários, eles chegaram à terra para onde iam (Jo 6:15-21). Os planos de Deus são maiores que os nossos e o Seu Poder infinitamente superior aos nossos. Confiemos no Senhor.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Deixe um comentário