O QUE PRECISAMOS SABER QUANDO ESTIVERMOS ENCURRALADOS?

MONTE SIÃI

O salmo 125 é muito conhecido. Ele suscita muitas idéias e lições. A idéia que tenho é de um cerco. Os inimigos estão em volta cercando Jerusalém. Por isto o tema: o que precisamos saber quando estivermos encurralados? Na Bíblia observamos algumas ocasiões em que o povo foi cercado. Entretanto, quero lembrar o cerco da Assíria em Jerusalém durante o reinado de Ezequias. O cerco e a vitória do Reino de Judá estão registrados em três passagens bíblicas: 2 Rs 18:17-19:37; 2 Cr 32 e Is 36 e 37. Muitas vezes nos sentimos assim: encurralados, sem saída. Parece que o mal triunfará causando a nossa derrota fatal. Pode ser a enfermidade, falência, oposição, que nos cerca, mas o que preciso saber quando isto acontece?

I – Saber que vale confiar no Senhor.

v. 1 OS que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.

Sião é o nome poético de Jerusalém. No monte Sião ficava o templo. Ali era realizada a cerimônia de unção e coroação dos reis e Jerusalém era a capital de onde o Rei governava. Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, inabalável, pois Deus governa a história. Aqueles que confiam no Senhor vencerão até mesmo a morte e desfrutarão de uma vida eterna com Deus.

II – Saber onde Deus está.

v. 2 Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o SENHOR está em volta do seu povo desde agora e para sempre.

Quando estamos encurralados Deus nos deixa sozinhos? Ficamos à mercê dos inimigos? Deus tira férias? Não. Deus está em volta do seu povo protegendo-o. Entre os inimigos e você está Deus em sua volta. O inimigo anda em derredor, mas ao redor está O Senhor. A presença de Deus é constante, desde agora e para sempre. Ele sempre está em volta do seu povo.

III – Saber que a injustiça passará.

v. 3 Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos(…)

O mal não triunfa para sempre contra os justos. O governo do mal terá sua derrocada. O cerco dele e seu governo são temporários. Confie no Senhor. O mal terá o seu fim, e Deus sempre vencerá. Mesmo que seja grande o governo do mal como foi o da Assíria, Deus deu vitória ao seu povo que se arrependeu e confiou nEle.

IV – Saber que podemos suportar a tentação de combater o mal com as armas da maldade.

v.3 (…) para que o justo não estenda as suas mãos para a iniqüidade.

Quando o mal parece triunfar ficamos tentados em usar as armas da maldade para combatê-los. Temos a tendência em pagar na mesma moeda. Porém, o mal não deve ser combatido com o mal. O salmista diz que o governo do mal tem um fim porque se assim não fosse o justo pecaria. Portanto, Deus sempre nos dá o escape para não combatermos o mal com o mal. Este é o ensino do Novo testamento. A vingança pertence a Deus. Deus cuidará dos seus opositores. Você usará as armas espirituais e meios legais, se for o caso, com muita oração, para vencer a oposição. Entre no escape que Deus dá e não combata o mal com o mal. Mesmo Deus dando o escape, não se esqueça que é de sua responsabilidade pessoal não combater o mal com atitudes pecaminosas e vingativas.

V – Saber que temos o recurso da oração para que a justiça seja feita.

vs4 e 5 – Faze bem, ó SENHOR, aos bons e aos que são retos de coração. Quanto àqueles que se desviam para os seus caminhos tortuosos, levá-los-á o SENHOR com os que praticam a maldade; paz haverá sobre Israel.

No final do salmo observamos a oração do salmista pedindo que a justiça seja feita. A oração é um recurso de extremo valor onde podemos expor as nossas dores e frustrações. A súplica do justo pode muito em seus efeitos. Não deixe de orar. Ezequias orou durante o cerco e também orou na enfermidade, nas duas situações Deus lhes atendeu. Maior ó que está em nós do que aquele que está no mundo.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

6 Respostas para “O QUE PRECISAMOS SABER QUANDO ESTIVERMOS ENCURRALADOS?

  1. Rafael Araújo

    Amém.

  2. Eliezer Antônio Botelho

    Deixo uma pergunta um pouco incômoda para o amado irmão, Pr. Jamil.

    Se, o Profeta Isaías soubesse que um dia ele iria morrer, serrado ao meio, pelo Rei Manassés, um rei Israelita, malvado que Deus deixou governar 55 anos, será que se Ele, Isaías teria escrito, aquele texto de Isaías 41:10-13?.
    Fico grato, se o Irmão puder me dar tua opinião.
    Graça e Paz.

  3. Com certeza sim. O justo vive pela fé. Mesmo que a circunstância contradiga as promessas bíblicas, devemos ficar com as promessas. Nós somos limitados pela visão que temos. O homem vê a aparência. Alguém pode morrer tragicamente aqui na terra e ser recebido com festa no céu. A glória que hoje Isaías desfruta não se compara com sua trágica morte. O que ele escreveu é profecia divina que não caduca. A morte de Estevão foi um exemplo tremendo. O povo estava vendo ele ser apedrejado, mas Estevão via a Glória de Deus.

  4. Eliezer Antônio Botelho

    Talvez possamos afirmar: Deus não nos livra do dia do mal, dos acidentes, etc. Há salvação para a alma, mas nem sempre há salvação para o corpo. Pelo menos é isto que vejo, nos sofrimentos de Jó, dos mártires etc. Que Deus tenha misericórdia de nós. Amém! (Rio 23 de abril de 2012.).

  5. Deus livra o corpo, mas nem sempre. O corpo é transitório e tem a marca da transitoriedade. É passageiro. A parte espiritual do homem é eterna. Nenhum sofrimento no corpo pode ser comparado a Glória celeste que envolverá os redimidos do Senhor. Este corpo que um dia perecerá será como uma semente e ressucitará incorruptível e glorificado. Amém!!!

  6. Eliezer Antonio Botelho.

    Grato! pela resposta.

    Ok! Amado colega Eber Jamil. Gosto, muitíssimo de ouvir as opiniões de crentes maduros, como a tua e do teu saudoso pai, Pastor Ebenézer Cavalcante Jamil. Neste trimestre, na EBD, na Igreja batista do Méier, na minha classe, estamos concluindo, o livro do Profeta Isaías, nosso amado profeta Messiânico, Profeta Evangélico, aquele que Deus usou para pré anunciar a vinda do Messias. Promessas confirmadas, repetidas vezes no Novo testamento. Feliz natal para ti e tua amada família. Graça e Paz.

Deixe um comentário