METÁFORAS DA BÍBLIA

biblia

Metáfora é o tipo de linguagem figurada que usa de comparação para expressar uma verdade. Jesus, por exemplo, falou de si mesmo como o pão da vida. Quando ele usa a figura do pão está lançando mão de uma de algo conhecido para falar de si mesmo. A figura do pão mostra a essencialidade de Cristo para a humanidade.

Nas Escrituras estão muitas metáforas acerca da Palavra de Deus. Citaremos algumas neste pequeno texto.

1 – A Palavra é como a luz. “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” (Sl 119:105). Ela nos ilumina e nos impede de tropeçar (Sl 119.165). Ela nos alerta acerca dos obstáculos do caminho, e mostrando as armadilhas da caminhada.

2 – A Palavra é como o fogo. “Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR (…)” (Jr 23:29). Ela arde o coração do seu leitor e ouvinte. Ela tem um poder purificador e é um instrumento de santificação.

3 – A Palavra é como o martelo despedaçador. “ (…) e como um martelo que esmiúça a pedra?” (Jr 23:29). A Palavra tem poder de quebrar o coração mais endurecido, tem o poder de quebrar o pecador obstinado levando-o ao arrependimento.

4 – A Palavra é como a semente. “(…) A semente é a palavra de Deus (Lc 8:11). A palavra quando germina no coração gera frutos. O homem é o instrumento que Deus usar para semear a Palavra, mas Deus é quem dá o crescimento.

5 – A Palavra é como a água. “Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra” (Ef 5:25 e 26). A Palavra limpa das impurezas espirituais e satisfaz a sede espiritual.

6 – A Palavra é como uma espada de dois gumes. “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4.12). A palavra é penetrante: discerne os pensamentos e intenções. Ela é arma de defesa e de ataque. Jesus no deserto usou da Espada do Espírito para vencer as tentações de Satanás.

7 – A Palavra é como um espelho. “Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era” (Tg 1:23 e 24). A Palavra mostra quem nós somos. É necessário olharmos diariamente a Palavra para nos corrigirmos de acordo com aquilo que percebemos na visualização da Palavra.

Estas metáforas mostram o poder e a importância da Palavra de Deus. A Bíblia deve ser lida e meditada diariamente sempre com muita oração. Se assim não fizermos ficaremos raquíticos e anêmicos espiritualmente sujeitos a quedas freqüentes diante do pecado. Como alguém já disse: ou a Bíblia nos afasta do pecado, ou o pecado nos afasta da Bíblia.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

11 Respostas para “METÁFORAS DA BÍBLIA

  1. luiz de brito

    Quero deixar meu abraço carinhoso para mqu Querido Professor Eber Jamil, e dizer-lhe que fui abençoado durante o período em que desfrutei de suas maravilhosas aula. Sua destreza em conduzir o relacionamento conosco produziu bons frutos, principalmente para mim. Pude aprender muito sobre a palavra de Deus e sobre a história da igreja de uma forma didática e carismática (como são suas aulas). Deixo meu sincero agradecimento à Deus e ao senhor pelos ensinamentos e pela amizade.
    Também, quero registrar o prazer em conhecer sua esposa e sua filha, pessoas especiais. Deixo aqui meu abraço e até breve com “A Paz do Senhor”. Luiz F. de Brito Filho

  2. A alegria foi minha, Luiz. Criou-se uma simbiose entre eu e a turma de vocês. Aconteceram cada “lance” com esta turma que nunca me aconteceu antes. Agradeço o carinho dispensado a mim e a minha família. Fico honrado por sua deferência, um abraço e desfrute do blog.

  3. jandir cabral nunes junior

    me ajudou muito na tarefa da escola

  4. neide gonçalo dias silva

    eu estava procurando metaforas da bíblia e cosegui encontrar aqui . muito obrigado , que Deus te abençõe e ilumine mais e mais a sua mente para idéias tâo brilhantes .

  5. Rosirene Ferreira

    Esta postagem sobre metáfora foi de suma importância para mim, pois estava escrevendo um trabalho monográfico sobre o tema. Muito obrigado Pastor por esta postagem. Que em Cristo o abençoe!

  6. pastor roberto

    parabens pela explanação esclarecedora que deus abençoe. esperamos que o prezado irmão continue postando mais artigos como estes.

  7. Neste momento aprendi com você uma metáfora, que DEUS continue te usando dessa forma….

  8. sergio gabriel

    Meu amado Pastor e Mestre,tenho agradecido muito a Deus por sua vida,pois procuro me espekhar no Senhor como mestre e Pastor,muito obrigado,por mais esta maravilhosa aula,sobre metafora,muito esclarecedor. O Eterno te abençoe a cada dia.Graça e paz.

  9. Fábio Pimenta

    Pr. Eber gostaria de demonstrar um imenso respeito desde já, e de maneira nenhuma pretendo ofender ou desmerecer o senhor de maneira nenhuma, já deixo claro que é apenas uma duvida que me foi gerada, quando se utiliza a Metáfora, é utilizada de maneira implícita, já a Símile é de maneira explicita, ambas baseiam-se em relação de semelhança, mas distinguem-se, ou seja a Metáfora não possui interligação entre os elementos em confronto, enquanto a Símile possui, Exemplificando: “5 – A Palavra é como a água. “Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra” (Ef 5:25 e 26). A Palavra limpa das impurezas espirituais e satisfaz a sede espiritual.” este exemplo seria Símile, veja que se compara o termo “Palavra” a “Água”, aproximando-os pela sua semelhança, de modo que podemos atribuir as características de “Água” a “Palavra”. Essa relação de similaridade ocorre através do elemento comparativo “Como”, ou seja seria uma Metáfora se a referencia Bíblica fosse, “A palavra é água” sem elemento de interligação sendo assim exposta implicitamente. Deixo bem claro o meu apreço pela sua vida, e que eu não seja interpretado de maneira errônea, sei que deves ser homem erudito nas escrituras e louvo a Deus por isso, só gostaria de saber se estou correto, não é uma critica e sim uma duvida sobre o conhecimento que eu adquiri. se eu estiver errado já peço desculpas e gostaria da exemplificação teórica para que eu me aperfeiçoe e aprenda a cada dia mais. A graça e a paz a Todos os irmãos.

    • Confesso que você traz um elemento novo para mim que vou pesquisar…o conhecimento cresce com a prática e a experiência desta prática…para mim, metáfora era tanto “como” e “é”…se caso seu pensamento esteja correto algumas vezes eu usei metáforas e em outras símiles….vou pesquisar…um abraço.

  10. Fábio Pimenta

    eu estava no computador mas não estava com a Bíblia em mãos, na referencia da Bíblia é metáfora mesmo rsrs, mas aqui o senhor exemplificou com o “como” e isso indica Símile … abraços pastor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s