PERSEVERANDO NA COMUNHÃO.

uniao

At 2:42 – E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

A palavra perseverar, quer dizer, conservar-se firme e constante; ir até o fim; sem se deixar demover ou abalar. A igreja muitas vezes fala em perseverar na doutrina, na prática da ceia e nas orações. Entretanto, o versículo também coloca a necessidade de se perseverar na comunhão (koinonia), que é um grande desafio! Viver em comunidade e relacionar-se interpessoalmente traz muitos desafios. Vejamos alguns exemplos bíblicos de perseverança na comunhão e no amor.

O exemplo de Jesus – Jo 13:1 – ORA, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.

O exemplo de Deus nosso Pai – Hb 13:5 – Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.

. Onesíforo – II Tm 1:16 – O SENHOR conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias. (Paulo foi abandonado por muitos enquanto esteve preso, mas Onesíforo esteve ao lado dele).

Fica claro até aqui que devemos seguir esses exemplos e perseverar na comunhão. Entretanto, surge naturalmente a pergunta: como perseverar na comunhão?

Primeiro, tendo disposição para perdoar.

Mt 18: 21 e 22 – 21 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.

Ef 4:31 e 32 – Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Segundo, tendo o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus – a humildade.

Fp 2: 4 e 5 – 4 Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.

Rm 12:16 – Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;

Terceiro, sendo promotores da paz.

Efésios 4:3 – Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

Rm 12:18 – Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.

Hb 12:14 – Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

Quarto, falando palavras edificantes.

Ef 4:29 – Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

Ef 5: 3 e 4 – Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças.

Ef 5:19 – Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;

Você sabe a necessidade de perseverar na doutrina, na celebração na ceia do Senhor e nas orações. Entretanto, persevere também na comunhão com o irmão: perdoando, sendo humilde, sendo um pacificador e falando palavras edificantes. Vamos perseverar?

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

4 Respostas para “PERSEVERANDO NA COMUNHÃO.

  1. Parabens Pr. Éber, a comunhão é o ambiente onde os milagres se realizam. Deus mesmo é comunhão em si mesmo: Jesus disse: eu estou no pai e o pai está em mim.
    O desejo de Deus é a comunhão com sua maior criação, a humanidade.
    Gostei muito do artigo, Deus o abençõe!!!

  2. Pastor amado,
    gostei tanto que publicarei no meu blog tb!!! Fique com DEus! Pra sempre te amarei em Cristo Jesus!!! bjs saudosos!

  3. Querida, obrigado pelas palavras. Publique, sim. Sds. Paz!

  4. Muuuuiito edificante! Recebi cada ensinamento colocado como diretamente para a minha vida. O Senhor continue o abençoando com sabedoria e graça.

Deixe um comentário