SILÊNCIO. RECONSTRUÇÃO. ESPERANÇA.

 

serra A minha postura na tragédia é de silêncio. Não busco culpados. (Normalmente as autoridades, nestas ocasiões, são citadas como responsáveis). Não vou por esse caminho. Creio que o silêncio só deve ser quebrado pelas palavras de oração. Deus tem seus caminhos nas tragédias e tormentas. Como explicar? Como entender? Quando leio a coletânea de hinos nos salmos percebo que a consternação, a indignação, devem ser proferidas diante de Deus. Há um lugar em que podemos desabafar, questionar, e chorar, este lugar é o lugar da oração a Deus. “Deus meu, Deus meu, por que me desamparastes?” – disse Jesus na hora da calamidade. “Onde estás Deus?” – é o que muitas vezes perguntamos neste momento. Quando falo do silêncio não me refiro a uma resignação “burra” que aceita tudo como se tudo viesse do destino atroz. Uma auto-análise deve ser feita pela nossa sociedade consumista que cresce sem planejamento.

Como a fé sem obras é morta assim a oração desacompanhada da ação solidária é hipócrita. A oração e o trabalho de reconstrução são necessários. Não só a reconstrução da estrutura física e material, mas a reconstrução das almas amputadas que sobreviveram a essa tragédia também são necessárias. Famílias inteiras foram desfeitas, outras sofreram cortes na alma, rupturas sem anestesia. Sinto o pesar de Deus diante dessas multidões desconjuntadas e desgarradas, sem lar e refúgio.

Na tragédia milagres acontecem e o milagre da esperança é um deles. Pessoas que renascem das cinzas como Fênix. Pessoas que estão no fundo do poço e são catapultadas para a superfície. Pessoas que encontram motivações para prosseguir. Deus cuide de cada uma dessas almas nesse momento de infortúnio.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

2 Respostas para “SILÊNCIO. RECONSTRUÇÃO. ESPERANÇA.

  1. Com certeza, Prof! Devemos fazer algo além de orar! Que Deus tenha misericórdia de tds nós! Culpar o governo é sempre mais fácil e cômodo! Mas o que temos feito para ajudar? Não podemos fazer tudo, ou até muito, mas podemos fazer algo. Não podemos desprezar as pequenas coisas,os pequenos começos, pois Deus sempre se alegra com eles e faz uso dos mesmos! Basta olharmos para os exemplos da bíblia. Deus sempre usa as pequenas coisas: usou Davi com pedras do Rio pra destruir o gigante, usou um pouco de azeite pra prosperar uma viúva desesperada. Devemos nos pôr nas mãos de Deus para sermos usados para abençoar outras vidas, ainda que, e principalmente, com gestos pequenos!

  2. Mídia Miranda

    Mano, você sempre muito sábio. É isso aí, o ser humano precisa aliar duas coisas: estar próximo de Deus e do próximo. E para isso, é como você falou, oração e atitude de solidariedade para com as pessoas. Vamos ajudar! Aqui em Recife já está acontecendo uma movimentação para enviar roupas e outras coisas para o Rio…eu vou falar com os amigos para juntarmos doações. Se cada um fizer um pouco, no final, muito terá sido feito. Mano, boa sorte no seu trabalho e que Deus ajude a reconstrução destas pessoas, por dentro e por fora.
    Um beijo.

Deixe um comentário