DEUS É MAIOR DO QUE MINHA ORAÇÃO.

oracao2

Salmo 139. 4 – Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.

Mateus 6.7 e 8 – E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes.

Os versículos acima mostram a onisciência Divina da qual precisamos estar conscientes no momento de nossa oração. O primeiro versículo afirma que “sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces”. O segundo combate a oração farisaica que partia do princípio que repetindo as mesmas palavras conseguiria a resposta de Deus cansando-o. Entretanto, Jesus diz: “(…)vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes”, por isto escolhi o título: Deus é maior do que a minha oração.

Há um pensamento que afirma: as nossas orações movem a mão de Deus. Creio nesta afirmação em parte, pois em resposta a nossa oração, Deus, muitas vezes, movimenta as  suas mãos. Todavia não é só neste momento que Deus move as suas mãos. Deus move suas mãos quando Ele quer movê-las. Por exemplo: na criação, na confusão das línguas em Babel, na destruição de Sodoma (Abraão não orou pela destruição de Sodoma, orou para Deus poupar os justos), quem orou pedindo estas ações de Deus? Ninguém!

Muitos têm uma visão legalista da oração e acha que a resposta de oração é meritória, mas a resposta é pela Graça através de Jesus. Devemos orar cem cessar (I Ts 5.17), pedir em nossas orações (Mt 7.7 e 8), mas devemos lembrar que Deus é maior que nossas orações! Oração é como o oxigênio para o homem. Oração é relacionamento com Deus. É a diferença entre o vivo espiritual e o morto espiritual. Porém, expurguemos a jactância, a soberba e a vaidade de nos consideramos superiores aos outros por causa da quantidade de minutos que oramos. Só podemos chegar ao trono de Deus por causa do sangue de Jesus. O mérito é de Cristo. A oração é para os humildes, que reconhecem a soberania de Deus, sabendo que Deus é maior do que a sua oração.

(O autor do artigo é o Pr Eber Jamil, dono do blog).

5 Respostas para “DEUS É MAIOR DO QUE MINHA ORAÇÃO.

  1. Bom dia Pr. Eber!
    Sempre pensei desta mesma forma.
    Pensava que diferença há entre eu orar 5 minutos e eu orar 2 horas. Deus ouviria a minha pequena oração de 5 minutos? ou só ouviria se orasse 2 horas?
    A verdade que descobri é que a oração não é determinada pelo tempo e sim pelo modo como ora, se é sincero ou farisaico. A final devemos orar o dia inteiro, porque assim mantemos o contato com Deus, e esta oração penso eu pode ser em minutos e não somente limitar-se a 2 horas iniciais do dia.Sendo que não sou contra quem a pratica.
    A frase: “Quanto mais oração mais poder, menos oração menos poder” que muitos dizem não me convece. Para que eu quero poder? O poder afinal é de Deus e toda autoridade já nos foi dada por Jesus.
    Eu quero é comunhão com Deus e senti-lo na minha vida todo dia!
    O que acha pastor da minha opnião?
    Tenha um dia abençoado!!!

  2. A questão não é poder ou não poder? Porque todos nós precisamos do poder (virtude) do Espírito! A questão é atribuir ao tempo, uma espécie de obra meritória, que me faz digno de receber mais poder. O mérito da oração respondida sempre será de Cristo! O mediador é Jesus! Sem a mediação de Jesus não existe oração. Então, a sinceridade não me faz meritório também. A Glória é de Deus.
    A oração em nome de Jesus é um meio, que o Senhor nos orientou, de mantermos comunhão com Deus, prioritariamente, e entregarmos os nossos pedidos e necessidades a Deus. Apesar de Deus conhecer as nossas necessidades Ele deseja que falemos através da oração, com o fim de termos uma relacionamento com Deus íntimo.
    Quando Deus enviou o Maná, mandou que os israelitas buscassem e colocou certas regras na colheita. Há a parte de Deus e a parte dos homens. E a nossa parte é a oração.
    Só que Deus não fica “engessado” ou “limitado” as nossas orações ou não.

  3. Rafael Araújo

    Belo comentário pastor . . “a sinceridade não me faz meritório”.
    Uma pequena frase, porém extremamente forte e reflexiva.

    A SINCERIDADE NÃO ME FAZ MERITÓRIO !!!! GLÓRIA A DEUS !!!!

  4. Waldir André dos Santos

    Querido mestre concordo com sua opnião, na oração de Jab ela é curta e eficaz, no entanto quando o senhor diz Deus é maior que minha oração; se eu estiver desesperado com uma situação muito aflitiva e eu me derramar diante de Deus por horas e horas, eu não serei atendido porque orei muito a Deus, ou será que Deus entende o meu desespero e não se preocupará com a minha insistencia pq naquele momento de desespero eu não me preocupei com regras, mas simplesmente eu me derramei diante de Deus e abri o meu coração e tamanho era o meu desespero que a unica coisa que realmente me importava era estar diante de Deus, sem me importar com o tempo de duração da minha oração. Permita-me opnar para o mestre o importante é reconhecer que Deus é soberano, e que ele está nop contro-le de nossas vidas. Um grande abraço ao mestre querido.

  5. Nunca afirmei que se a pessoa orar muito não será respondida por Deus. A questão não é se a oração deve ser longa ou curta. A questão é não atribuir o mérito da oração respondida ao tempo que se orou. O mérito da oração respondida sempre será de Jesus! Ele é o mediador, o caminho para se chegar a Deus. Se não fosse o mérito de Jesus a nossa oração não passaria do teto. Então pode se orar de forma curta ou longa sabendo que o mérito é de Jesus!

Deixe um comentário